terça-feira, 20 de março de 2007

Uma grande definição de vida

Começo este blogger com um texto de Clarice Lispector.Este texto é uma das melhores definições de vida que já vi :"Morro de pena de meus personagens. Se eu pudesse,ah se eu pudesse, como facilitaria a vida deles, como lhes daria maior amor. Mas não posso fazer senão lhes dar esperança e leves empurrões para frente. Só há um livro meu em que o personagem morre no fim.A todos os outros eu deixo o caminho aberto: é só ter força ou querer passar.É com piedade e resignação que os deixo sofrer: que assombrosa coragem a minha, são filhos meus e no entanto abaixo a cabeça às suas dores. Por isso adio tanto em escrever um livro. Já sei como vou ser torturada e castigada, e como muitas vezes me sentirei impotente. Mas nada posso fazer: tudo o que vive sofre".

3 comentários:

Unknown disse...

Adoro Clarice também... Gostei muito da definição de Vida dela. Ela é a autora de uma das mais belas frases que já li:

"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido."

Unknown disse...

Outra frase perfeita dela é:

"Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa qualquer entendimento"

phlouco22 disse...

Ao mesmo tempo que ousava desvelar as profundezas de sua alma em seus escritos,reconhecia com espanto ser um mistério para si mesma.
melhor comentário de Clarice Lispector:"As pessoas que se comprazem no sofrimento, que gostam de sentir-se infelizes e fazer aos outros infelizes, jamais poderão orgulhar-se de sua beleza. O mau humor, o sentimento de frustração, a amargura marcam a fisionomia, apagam o brilho dos olhos, cavam sulcos na face mais jovem, enfeiam qualquer rosto. Essa é a razão porque a mulher, que cultiva a beleza, deve esforçar-se para ser feliz. Felicidade é estado de alma, é atmosfera, não depende de fatos ou circunstâncias externas.”